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Costa e Juncker propõem projecto-piloto para financiar reformas da UE
Numa declaração conjunta, o primeiro-ministro português e o presidente da Comissão Europeia apresentam um "projecto-piloto" na área do ensino cujo objectivo é servir de balão de ensaio para um mecanismo futuro de financiamento das reformas nos chamados países da coesão.
António Costa apresentou uma proposta que pretende ser o embrião de um instrumento capaz de financiar as reformas nas economias menos avançadas da Zona Euro. A iniciativa conjunta anunciada esta quinta-feira, 22 de Março, pelo primeiro-ministro e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propõe um "projecto-piloto no domínio das reformas relacionadas com o sistema português de ensino e formação profissionais, em preparação do futuro instrumento de execução de reformas da União Europeia".
Ou seja, este "projecto-piloto" pretende definir a forma e o modo de financiamento das reformas necessárias a uma maior coesão e convergência no âmbito da moeda única. Em Dezembro, a Comissão Europeia propôs a criação de um mecanismo de execução de reformas na UE para o período pós-2020, com uma "fase-piloto" entre 2018 e 2020. Porém, só já no quadro comunitário 2030 é que este instrumento de financiamento de reformas poderá ser utilizado de forma generalizada.
"Isto é a semente de uma capacidade orçamental centrada no financiamento de investimentos que permitam financiar verdadeiras reformas estruturais", explicou o primeiro-ministro, citado pela Lusa, em declarações feitas à margem do Conselho Europeu que decorre esta quinta e sexta-feira em Bruxelas.
O acordo alcançado entre Costa e Juncker permite assim conciliar a proposta feita no final do ano passado pela Comissão Europeia com a ideia defendida pelo Governo português sobre a importância da constituição de capacidade orçamental própria da Zona Euro para promoção das reformas necessárias à correcção de assimetrias. O chefe do Governo português tem vindo a defender que que um projecto europeu "mais ambicioso" só será possível com maior "convergência".
"É um projecto-piloto em que, quer nós, quer a Comissão, temos a vontade de demonstrar que esta metodologia que nós temos defendido, e que a Comissão também tem proposto - de poder haver, numa base contratualizada, com metas, objectivos e calendários pré-fixados, financiamento de investimentos que ajudem a reforçar a convergência - é viável, porque se assim for este pode ser um bom modelo para o pós-2020", afirmou António Costa.
A referência de Costa à contratualização, definição de metas, calendarização e acompanhamento pela Comissão poderá ser decisiva para convencer a Alemanha da bondade deste projecto, uma vez que Berlim dificilmente apoiaria este tipo de mecanismo se o mesmo não fosse devidamente enquadrado por Bruxelas. Por outro lado, assegura que o investimento será realizado em áreas decisivas ao desenvolvimento dos países mais frágeis e que o dinheiro não será mal-gasto.
Também citado pela agência Lusa, Juncker defendeu que este "é um projecto da maior importância tanto para Portugal como para a Comissão". "Com esta iniciativa, inauguramos uma nova ferramenta de ajuda à implementação de reformas, e estou encantado por Portugal ser o precursor deste novo instrumento", acrescentou o líder da Comissão Europeia.
Projecto de 246 milhões de euros
Este projecto-piloto, estimado em 246 milhões de euros, tem como objectivo implementar em Portugal um projecto-piloto em três áreas do ensino - aprendizagem jovem, formação de adultos e competências digitais - e será uma forma de testar o mecanismo proposto pela Comissão Europeia.
Até à entrada em vigor da nova legislação comunitária, que irá operacionalizar o recurso às reservas de eficiência dos fundos estruturais e de investimento por forma a providenciar o financiamento das reformas em causa, Lisboa e Bruxelas afiançam que irão "mobilizar o financiamento disponível sob os instrumentos da UE existentes". Este financiamento deverá ser feito em partes iguais, explicou fonte do Governo ao Negócios.
(Notícia actualizada pela última vez às 20:45)