Notícia
Confiança na economia da Zona Euro estabiliza em Dezembro
Os economistas antecipavam uma subida no índice que mede a confiança dos empresários e consumidores na Zona Euro, mas o indicador ficou inalterado.
O índice que mede a confiança dos empresários e consumidores na economia da Zona Euro ficou estável em 100,7 pontos em Dezembro, abaixo dos 101,2 pontos estimados pelos economistas consultados pela Bloomberg.
Esta evolução, reportada pela Comissão Europeia esta quinta-feira, 8 de Janeiro, ilustra o estado frágil da economia da Zona Euro, que deverá levar o Banco Central Europeu a avançar com o anúncio da compra de títulos de dívida pública na reunião que terá lugar a 22 de Janeiro.
Uma expectativa que saiu reforçada ontem depois do Eurostat ter revelado que a inflação na Zona Euro caiu para valores negativos pela primeira vez em cinco anos.
A estabilização do indicador de confiança em Dezembro resultou de uma queda acentuada no índice que mede a confiança dos empresários do sector industrial. Nos serviços, retalho, construção os indicadores de confiança recuperaram, enquanto o sentimento entre as famílias também melhorou.