Notícia
CDU aprova acordo de coligação na Alemanha
Angela Merkel recebeu a aprovação da esmagadora maioria dos representantes do partido para uma coligação de governo com o SPD.
Foram 975 os representantes do partido a votarem no acordo de coligação entre a CDU e o SPD para formarem um governo. Deste total, 97% viabilizaram o acordo, revela o Politico. A CDU aprova assim a "grande coligação" que tem como objectivo pôr fim ao impasse governativo que impera desde as eleições alemãs, que decorreram em Setembro.
O partido deu ainda luz verde às escolhas de Angela Merkel para os Ministérios que vão ficar na tutela da CDU: Saúde (Jens Spahn), Economia (Peter Altmaier), Defesa (Ursula von der Leyen), Agricultura (Julia Klöckner), Educação (Anja Karliczek) e Chancelaria (Helge Braun).
O Politico adianta que quase a totalidade dos responsáveis da CDU votaram favoravelmente a eleição de Annegret Kramp-Karrenbauer para secretária-geral do partido.
Falta agora o SPD pronunciar-se sobre o acordo com a CDU. Está a decorrer um referendo interno, cujos resultados serão conhecidos no próximo domingo. Caso o resultado do referendo seja um chumbo ao acordo, o desfecho mais certo será a convocação de novas eleições legislativas na Alemanha.
As sondagens apontam para a aprovação do acordo, com os especialistas a considerarem que os militantes do SPD receiam que o próximo passo seja o de convocação de eleições. Isto porque o partido está a perder força entre o eleitorado.