Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa e bancos do Chipre encerrados até quinta-feira

A bolsa cipriota anunciou esta manhã que a negociação estará suspensa até quinta-feira. A Fitch colocou três bancos cipriotas em sob perspectiva negativa enquanto aguarda a votação do Parlamento do Chipre.

Reuters
19 de Março de 2013 às 09:10
  • ...

Os deputados cipriotas votam esta tarde, às 18h00 locais, 16h00 em Lisboa, a introdução de um imposto sobre os depósitos, medida que consta do plano de resgate ao país aprovado este sábado pelos ministros das Finanças da Zona Euro.

 

A aprovação deste imposto pelo Parlamento será, no entanto, muito difícil já que nenhum partido detém maioria absoluta (o partido do presidente Nicos Anastasiades tem apenas 20 lugares de um total de 56). O seu parceiro de coligação, DIKO, tem mais oito lugares mas esta segunda-feira classificou a medida de “inaceitável”. Há já três partidos que garantiram que vão votar contra.

 

O governo de Nicos Anastasiades já admitiu que a proposta pode ser rejeitada. O porta-voz oficial do Executivo, Christos Stylianides, afirmou esta manhã, citado pelo “The Guardian”, que caso a medida seja rejeita o “Chipre entrará numa crise ainda mais profunda”.

 

À espera da votação está a agência de notação financeira Fitch que esta manhã colocou sob perspectiva negativa três bancos cipriotas: Bank of Cyprus, Cyprus Popular Bank e Hellenic Bank. “A perspectiva negativa será retirada assim que exista uma decisão do parlamento cipriota” sobre o novo imposto sobre os depósitos bancários.

 

“A cristalização de prejuízos tão significativos iria constituir um ‘restricted default’ de acordo com as definições da Fitch”, alerta a agência, de acordo com o “The Guardian”.

 

O mesmo jornal escreve que tal, como os bancos, também a bolsa cipriota irá estar encerrada até à próxima quinta-feira, 21 de Março.

Ver comentários
Saber mais Chipre Zona Euro Nicos Anastasiades
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio