Notícia
Como ler a ajuda ao Chipre em quatro passos
O Chipre, como se esperava, foi o quinto país da Zona Euro a ser oficialmente resgatado. A grande surpresa surge pela taxa aplicada a depósitos inferiores a 100 mil euros.
1.Todo o pacote financeiro ascenderá a cerca de 18 mil milhões
O pacote financeiro para o resgate ascenderá a cerca de 18 mil milhões de euros, dos quais 10 mil milhões serão financiados pela troika. Dos restantes 8 mil milhões, a maior parte (perto de 5,8 mil milhões, nas contas iniciais) chegará pela nova taxa sobre depósitos .
2.Por que é que a taxa sobre depósitos é tão polémica?
As perdas para depositantes admitem uma solução para países em dificuldades que tinha, até agora, tinha sido evitada a todo custo. Mais polémica é a taxa sobre depósitos abaixo de 100 mil euros, visto que este montante é o mínimo garantido a nível europeu por todos países.
3.Quais eram as alternativas em cima da mesa neste momento
Tendo os líderes europeus excluído a hipótese de um novo default na Zona Euro, restaria um resgate "à irlandesa", com financiamento oficial para todo o sistema financeiro. Essa opção elevaria a dívida para valores próximos dos 140% do PIB concentrados nas mãos da troika.
4.Por que se evitou um resgate idêntico ao dos outros países
Especialmente a Alemanha, com eleições à porta, tinha dificuldade aprovar um novo resgate. A dificuldade aumentaria pelo facto do resgate os proteger muito dinheiro da Rússia - responsável por grande parte dos 30% de depósitos no país que são de não residentes na UE.