Notícia
Benoît Hamon anuncia que vai criar um movimento após as legislativas
O candidato socialista às presidenciais francesas, Benoît Hamon, derrotado na primeira volta, anunciou hoje que, após as legislativas de Junho, vai criar um movimento político para "regenerar a esquerda", sem contudo abandonar o Partido Socialista.
Benoît Hamon, que obteve 6% dos votos na primeira volta, realizada a 23 de Abril, disse numa entrevista à rádio France Inter que o seu movimento vai ser lançado a 1 de Julho e tem o objectivo de "reconstruir uma esquerda inventiva que supere os rótulos políticos".
"Continuarei a defender as ideias que lancei na campanha sobre a ecologia, o rendimento universal, porque darão frutos", disse Hamon, depois de na terça-feira o PS ter aprovado uma plataforma programática para as legislativas que abandona várias das propostas da campanha presidencial.
O movimento, explicou, vai estar "além dos partidos", pelo que Hamon não vai sair do PS: "Não faltava mais nada!", disse.
Hoje de manhã, numa entrevista à BFMTV, o candidato da esquerda, também derrotado na primeira volta, Jean-Luc Mélenchon, disse que se Hamon quiser formar com ele uma aliança, "basta-lhe sair do PS".