Notícia
Alemanha reitera que reparações de guerra são assunto encerrado
Um porta-voz do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros afiançou que a questão das reparações de guerra à Grécia, levantada pelo novo Executivo helénico, não está sequer em cima da mesa. O ministro grego dos Estrangeiro propôs a criação de uma comissão conjunta para estudar a questão.
A Alemanha repetiu esta segunda-feira que a questão das alegadas reparações de guerra devidas à Grécia não tem qualquer fundamento legal.
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha assegurou que "o capítulo das reparações [de guerra] está política e legalmente encerrado".
O reafirmar de posição das autoridades germânicas surge depois de o ministro dos Estrangeiros grego, Nikos Kotzias, ter proposto que Berlim e Atenas criassem, em conjunto, uma comissão formada por especialistas que deveriam estudar o tema.
A proposta de Kotzias, feita numa entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, surgiu já depois de no início deste mês o parlamento grego ter aprovado a criação de uma comissão com o objectivo de quantificar o valor das reparações de guerra alegadamente devidas pela Alemanha à Grécia.
E mesmo tendo a chanceler alemã Angela Merkel, que hoje recebe pela primeira vez em Berlim o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, revelado não saber se o seu homólogo helénico irá colocar este tema em cima da mesa, alguns membros do SPD, partido que forma a actual coligação de Governo com o partido maioritário CDU, vieram reconhecer a bondade das alegações gregas.