Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Constâncio prevê complexas negociações se Reino Unido deixar UE

O vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, afirmou esta sexta-feira que se o Reino Unido sair da União Europeia será uma decisão "significativa" que vai abrir uma complexa fase de negociações.

19 de Fevereiro de 2016 às 19:54
  • 1
  • ...

"Esperamos que o Reino Unido permaneça na União Europeia (...). Tornou-se um parceiro importante para a zona euro e também para o comércio europeu", afirmou Constâncio, que falava num evento em Nova Iorque, quando decorrem em Bruxelas negociações entre o Reino Unido e os restantes países da UE para se chegar a um acordo que evite a saída britânica do bloco europeu.

 

"É muito importante que se alcancem bons resultados para as duas partes", acrescentou Constâncio sobre as negociações.

 

Sobre o BCE, Constâncio não quis antecipar as medidas de política monetária que podem ser adoptadas na reunião de Março, mas reconheceu que "houve uma má interpretação" das decisões que saíram da reunião de Dezembro.

 

Nessa altura, o BCE cortou para -0,30% a taxa de juro aplicável aos depósitos e decidiu prolongar por seis meses, até Março de 2017, o seu programa de compra de dívida, mas sem aumentar o volume mensal de aquisições, o que desiludiu os mercados.

 

Constâncio reiterou em Nova Iorque que essas medidas deram origem a "más interpretações nos mercados" e que o BCE revelou falhas de comunicação.

 

Constâncio disse que o BCE será mais "cauteloso" em relação à reunião de Março e não criará falsas expectativas, confiando que os mercados também atuem com mais prudência.

Ver comentários
Saber mais Reino Unido União Europeia Constâncio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio