Notícia
União Europeia ameaça taxar mais as importações chinesas
A União Europeia ameaçou aumentar os impostos sobre as importações de tubos de aço da China.
A União Europeia abriu um inquérito para tentar perceber se os fabricantes de tubos chineses, que excedem os 406,4 milímetros e que não são de aço inoxidável, estão a incorrer em "dumping", ou seja, a vender abaixo do preço de custo noutro país, de forma a eliminar a concorrência, segundo noticia a Bloomberg.
A União Europeia já impôs, anteriormente, medidas "anti-dumping" contra as importações de tubos de aço chinês com um diâmetro externo que não exceda os 406,4 milímetros e que sejam feita de aço inoxidável. Estas medidas, impostas em 2009 e em 2011, respectivamente, foram criadas para ajudar os produtos de aço da União Europeia.
A investigação está a ser conduzida desde o dia 3 de Janeiro, quando um grupo de industriais apresentou uma queixa em nome dos produtores europeus, que constituem 25% do mercado dos tubos de aço.
Esta investigação irá determinar se as remessas vindas da China “estão a causar dumping e onde” afirmou a Comissão Europeia, no seu jornal oficial.
A Comissão tem agora 9 meses para decidir se irá aplicar medidas anti-dumping provisórias durante meio ano, e os governos da União Europeia terão 15 meses para decidir se aplicam definitivamente as mesmas medidas durante 5 anos.