Notícia
Tsipras propõe ex-ministro conservador para presidente da Grécia
Prokopis Pavlopoulos, antigo ministro do Interior do Nova Democracia, agora na oposição, é o candidato do Governo liderado pelo Syriza.
Prokopis Pavlopoulos, antigo ministro do Interior do Nova Democracia, partido agora na oposição, é o candidato do Governo liderado pelo Syriza para presidente da República da Grécia. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras e foi recebido com surpresa. O Syriza votara contra o anterior candidato, o Dimas Stavros (também do Nova Democracia), tendo sido a incapacidade do Parlamento de eleger o novo presidente que ditou a antecipação das eleições legislativas, que deram a vitória à coligação da esquerda radical.
Em declarações ao grupo parlamentar do Syriza, citadas pelo jornal grego Kathimerini, Tsipras disse que a decisão de nomear o ex-ministro do Interior conservador reflectiu a necessidade de "consenso político e social".
Tsipras já devia ter anunciado o nome do candidato à sucessão do presidente Karolos Papoulias no domingo, mas o processo foi cancelado no último momento devido a objecções dentro do seu partido. Segundo o jornal grego, o primeiro-ministro terá apontado o nome do Comissário Europeu para a Migração, Cidadania e Assuntos Internos, Dimitris Avramopoulos, como seu candidato, enquanto o ministro da Defesa, Panos Kammenos, propôs o nome da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros, Dora Bakoyannis.
Segundo fontes referidas pelo Kathimerini, alguns responsáveis do Syriza terão dito a Tsipras que os únicos candidatos conservadores que o partido pode aceitar são o ex-ministro do Interior, Prokopis Pavlopoulos, já que tem sido uma figura crítica dos acordos de resgate, e a antiga ministra da Educação, Marietta Giannakou.