Notícia
Rajoy: Sul da Europa traz valor acrescentado ao futuro da UE
O primeiro-ministro espanhol considera que o sul europeu constitui valor acrescentado para o conjunto da União Europeia. Rajoy vê nesta cimeira dos países do Sul uma "oportunidade para reforçar a unidade e o compromisso com a integração" europeia.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, considera que os países do sul da Europa, cujos líderes se reúnem esta segunda-feira, 10 de Abril, em Madrid, trazem valor acrescentado ao futuro da União Europeia (UE).
Rajoy reuniu no Palácio de El Pardo os chefes de Estado e de governo dos sete países do sul da Europa para discutir o futuro da União Europeia e a saída do Reino Unido do bloco europeu (Brexit).
Fonte do Governo espanhol revelou que a cimeira irá também abordar outros aspectos da actualidade europeia, como a luta contra o terrorismo e os desafios colocados pela pressão migratória, nomeadamente na fronteira sul do continente.
Além de Rajoy assistem à reunião os presidentes de França, François Hollande, e de Chipre, Nicos Anastasiades, e ainda os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, Grécia, Alexis Tsipras, Itália, Paolo Gentiloni, e Malta, Joseph Muscat.
Na sua conta na rede social de mensagens curtas Twitter, o chefe do governo espanhol considerou a cimeira "uma grande oportunidade para reforçar a unidade e o compromisso com a integração" e destacou a "coordenação, trabalho comum e espírito construtivo a favor da UE" dos países do sul da Europa.
Considerou ainda que a especificidade geográfica dos países do sul da Europa permite-lhes trazerem valor acrescentado ao futuro do bloco.
A Cimeira de Madrid é a terceira dos países do sul da Europa, depois da realizada em Atenas, em 9 de Setembro, e da de Lisboa, em 28 de Janeiro.