Notícia
Portugal saúda consenso europeu sobre negociações para saída do Reino Unido
O Governo português saudou o consenso em torno da discussão das decisões e das diretrizes aprovadas pelo Conselho dos Assuntos Gerais da União Europeia para a negociação da saída do Reino Unido, o designado 'Brexit'.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques (na foto), afirmou, conforme comunicado dos seus serviços, que "é a unidade e a coesão entre os 27 e as instituições que dará força à posição negocial da União, permitindo salvaguardar os seus interesses e os seus princípios fundamentais".
Nesta primeira fase das negociações, será dada prioridade a matérias necessárias para uma saída ordenada do Reino Unido, nomeadamente no que se refere aos direitos dos cidadãos, como os de residência, trabalho ou sociais, ao acordo financeiro e à fronteira na Irlanda, acrescenta o texto da Secretaria de Estado.
Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram hoje a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.
A Comissão decidirá em conjunto com o Reino Unido as datas para as primeiras sessões de negociação, refere-se no comunicado, mas Michel Barnier, indicado pela UE para dirigir as negociações, afirmou já que espera ter a primeira reunião com o Reino Unido "na semana de 19 de Junho".
O vice-primeiro-ministro maltês, Louis Grech, declarou que a União Europeia está "muito bem preparada para estas negociações e o notável é que os 27 estão unidos".