Notícia
Mais de metade das empresas alemãs sentem impacto do Covid-19
Mais de metade das empresas alemãs estão a sofrer efeitos negativos da pandemia do coronavírus Covid-19. Turismo, hotelaria e restauração são os setores mais afetados. Existem 2,2% das empresas que dizem estar a sentir um efeito positivo.
Mais de metade das empresas alemãs estão a sofrer efeitos negativos da pandemia do coronavírus Covid-19, refere o instituto Ifo.
O inquérito realizado junto de quase 3.400 empresas mostra que 56,2% das empresas estão a sentir efeitos negativos.
Existem, contudo, 2,2% das empresas que referem estar a beneficiar da pandemia.
No setor da indústria transformadora são 63% as empresas que indicam estar a sentir os efeitos negativos do Covid-19. Entre os efeitos sentidos, o mais citado é o cancelamento ou adiamento de viagens de negócios, referido por 76,4% das empresas deste setor. Mas 52% indicam dificuldades no fornecimento de matérias-primas e/ou produtos intermédios e 44,1% dizem sentir um decréscimo na procura.
Entre as empresas industriais, os setores mais afetados são a eletricidade, engenharia mecânica, mobiliário e indústria química.
No setor comercial, 63% das empresas também se queixam do impacto do coronavírus. Os principais problemas sentidos são atrasos ou cancelamentos de entregas nas compras (65,9%), quebras na procura (58,7%) e adiamentos ou cancelamentos de viagens de negócios (52,3%).