Notícia
Facebook suspende uso de informações do WhatsApp no Reino Unido
A rede social pretendia utilizar informações dos utilizadores do serviço de mensagens para propósitos publicitários. Depois dos avisos da União Europeia há cerca de duas semanas, o Facebook concordou em fazer uma pausa na utilização das informações dos utilizadores do WhatsApp no Reino Unido.
Elizabeth Denham, comissária de Informação do Reino Unido, afirmou na passada segunda-feira, 7 de Novembro, que a legislação que se aplica ao Facebook foi esclarecida e que se chegou a um acordo para a empresa fazer uma pausa na utilização dos dados do WhatsApp. "Já pedimos ao Facebook e ao WhatsApp para assinarem um compromisso para explicar melhor aos utilizadores como é que a sua informação será usada".
Denham refere ainda que, caso o Facebook continue a utilizar informações sem "consentimento válido", terá de enfrentar as autoridades.
Em resposta, o Facebook afirmou em email à Bloomberg que a sua actualização de política respeita a lei e as últimas directrizes da regulação britânica. "O WhatsApp delineou as suas novas políticas e termos de utilização de forma a dar uma explicação simples e clara de como o serviço funciona, assim como qual a informação é que pode ser usada", pode ler-se no comunicado. A rede social mostrou-se ainda aberta a colaborar com as entidades oficiais para responder às suas questões.
No final de Outubro, as autoridades de protecção de dados europeias avisaram o Facebook, o WhatsApp e a Yahoo sobre possíveis desrespeitos legais em matéria de protecção de dados.