Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eixo Berlim-Paris-Roma vai discutir futuro da UE sem o Reino Unido

Merkel, Hollande e Renzi vão encontrar-se no final de Agosto para falar sobre o caminho a seguir pela União Europeia no processo negocial de saída do Reino Unido, bem como o futuro do projecto europeu pós-Brexit.

Hannibal Hanschke / Reuters
13 de Julho de 2016 às 19:28
  • 2
  • ...

Ainda não se sabe se será uma "cimeira ou um encontro" mas, segundo o gabinete da presidência francesa, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, vão falar no final de Agosto sobre o futuro da União Europeia.

 

Foi Hollande a confirmar a realização desta reunião junto dos seus assessores. O porta-voz do governo gaulês, Stéphane Le Foll, citado pela Lusa, não revelou o local do encontro mas confirmou que o presidente francês vai realizar, entre 19 e 21 deste mês, uma mini-digressão europeia. O périplo começa em Lisboa e passará por mais quatro capitais europeias. 

 

Segundo o site especializado em informação europeia EUOsberver, Merkel, Hollande e Renzi vão discutir a resposta europeia ao Brexit e tentar consensualizar um caminho para o futuro da União a 27.

 

Este será o segundo encontro entre estes responsáveis europeus, que já se reuniram em Berlim em 27 de Junho na ressaca da vitória do Brexit no referendo britânico. Nessa altura disseram que não estava definido nenhum calendário para a concretização da saída do Reino Unido da UE e que esperariam que Londres desse o primeiro passo. No entanto, Angela Merkel frisou logo aí esperar que este processo não se eternize.

 

David Cameron, que deixou esta quarta-feira de ser primeiro-ministro britânico, disse então que não poderia ser ele a accionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa (que prevê a saída de um Estado-membro da UE), dado estar na posição de chefe de Governo demissionário. Mas o processo de substituição precipitou-se e, desde hoje, Theresa May é a nova primeira-ministra do Reino Unido. Os líderes europeus esperam que May invoque o artigo 50 o quanto antes.

 

O assessor francês Le Foll insistiu esta quarta-feira que independentemente da substituição de Cameron por May a posição oficial de Paris mantém-se inalterada: Paris pretende que a saída do Reino Unido se concretize o mais rápido possível de forma a não avolumar a incerteza inerente ao processo.

 

Ver comentários
Saber mais Angela Merkel François Hollande Matteo Renzi União Europeia Reino Unido Brexit David Cameron Theresa May
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio