Notícia
Economia britânica cresce 0,3% no primeiro trimestre
A economia britânica acabou o primeiro trimestre do ano a crescer 0,3%, fruto de um aumento dos gastos dos consumidores, que conseguiu compensar a queda nas exportações.
O PIB (produto interno bruto) do Reino Unido cresceu 0,3% no primeiro trimestre do ano, indicam os dados do instituto de estatística britânico. Para este desempenho contribuiu um aumento de 0,1% dos gastos dos consumidores.
A regresso da economia ao crescimento, juntamente com os resultados de alguns inquéritos, levou o Governador do Banco de Inglaterra a anunciar este mês que a recuperação económica estava “à vista”. Ainda assim, o Fundo Monetário Internacional já alertou que a economia britânica continua “longe de uma forte e sustentável recuperação”.
“A economia continua letárgica” e “e as perspectivas de crescimento no segundo trimestre não são promissoras”, afirmou Michael Saunders, economista do Citigroup.
A previsão dos 33 economistas consultados pela Bloomberg apontava, exactamente, para um crescimento de 0,3% no primeiro trimestre do ano. Face ao período homólogo, o PIB aumentou 0,6%.