Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Despesa financiada pelos empréstimos do PRR não devia contar para as metas, diz Margarida Marques

Em caso de incumprimento da redução do ritmo previsto nas regras orçamentais comunitárias para a dívida pública, a despesa que for financiada pelos empréstimos do fundo de recuperação da UE não devem contar para a contabilização das metas orçamentais, defende a eurodeputada Margarida Marques.

A carregar o vídeo ...
  • 3
  • ...
A despesa financiada pela componente de empréstimos não deveria contar para as metas no âmbito do Pacto de Estabilidade e crescimento. A proposta é defendida por Margarida Marques e consta do relatório de que é autora que deverá ir a votação no plenário do Parlamento europeu, na próxima semana.

"O que temos no relatório, preto no branco, é que a despesa relativa ao pilar dívida do Next Generation EU seja tratada como a despesa do Fundo Europeu de Investimento Estratégico", adianta a deputada. Ou seja, se um país "não cumprir o ritmo de redução, não contaria", concretiza em entrevista ao Negócios e à Antena 1.

Em causa estão as metas de crescimento da despesa e de saldo estrutural que os países devem ter de voltar a cumprir, assim que a válvula de escape do PEC deixar de estar ativa, o que se espera que aconteça a partir de 2023.

Esta é uma das ideias para compatibilizar os objetivos europeus, e a recuperação da crise provocada pela pandemia de covid-19, com as regras orçamentais existentes. Margarida Marques reconhece que dificilmente haverá tempo para uma revisão destas normas, mas argumenta que na fase de transição poderá ser usada "toda a flexibilidade" das regras para permitir que cada país estabeleça um ritmo próprio de consolidação.

Até porque os Estados não se podem ver impedidos de concretizar essa recuperação. "Os Estados-membros têm de estar em condições de fazer a recuperação económica. É claro que as regras não podem impedir o uso do fundo de recuperação", argumenta.

(Notícia atualizada às 15:27 com esclarecimentos prestados pelo gabinete da eurodeputada)
Ver comentários
Saber mais Margarida Marques PRR
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio