Notícia
Dijsselbloem diz que negociações sobre o Brexit vão durar “muito mais de dois anos”
O presidente do Eurogrupo considera que as negociações são muito complexas e que ambos os lados se olham com "alguma desconfiança".
Jeroen Dijsselbloem considera que as negociações sobre o Brexit são "muito complexas" e, por isso, durarão muito mais tempo do que os dois anos previstos.
O Governo liderado por Theresa May tem intenção de accionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa no final de Março, dando início ao período de 24 meses até à desvinculação do Reino Unido da União Europeia.
"As negociações são muito complexas. Vão demorar muito mais do que dois anos", referiu o também ministro holandês das Finanças, num evento em Londres, citado pela Reuters. Dijsselbloem acrescentou ainda que ambos os lados se vêem um ao outro com "alguma desconfiança".
Segundo avançava o Financial Times esta terça-feira, os negociadores europeus do Brexit pretendem tratar do divórcio do Reino Unido da UE, e só depois de um acordo pós-Brexit.
Na primeira etapa da separação, que Bruxelas deseja ver concluída em meados de 2018 - para poder ser efectivada no início de 2019 - far-se-á também o acerto de contas.
O antigo comissário francês Michel Barnier - que está encarregue de chefiar as negociações do lado europeu - quererá que todos os compromissos financeiros até agora assumidos por Londres sejam cumpridos. Cálculos do jornal britânico apontam para uma factura a oscilar entre 40-60 mil milhões de euros.