Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ajudas estatais ao Real Madrid e Barcelona investigadas pela UE

As autoridades europeias vão investigar as ajudas estatais concedidas a clubes de futebol profissionais em Espanha. A denúncia das medidas que não foram comunicadas à Comissão Europeia foi feita por cidadãos.

Sofia A. Henriques/Negócios
18 de Dezembro de 2013 às 17:33
  • 3
  • ...

A Comissão Europeia anunciou a abertura de três “investigações aprofundadas” a vários casos de ajudas públicas concedidas a clubes de futebol profissional para apurar se estas estão alinhadas com as regras de ajuda ao Estado da União Europeia, segundo comunicado de imprensa divulgado esta quarta-feira.

 

Entre os clubes investigados por ajudas concedidas nos últimos quatro anos estão o Real Madrid, Valencia CF, Hercules CF e Elche CF. Barcelona Atlético de Bilbao e Atlético de Osasuna também serão investigados por possíveis ajudas ilegais depois que tiveram lugar depois de 1990.

 

As primeiras ajudas a serem alvo de investigação são ajudas fiscais concedidas a quatro clubes, que foram dispensados de se tornarem em sociedades desportivas, o que lhes permitiu uma bonificação fiscal de cinco pontos percentuais.

 

Em causa estão ajudas que não foram comunicadas à Comissão mas de que o organismo teve conhecimento através de denúncia. A Comissão receia que as medidas tenham fornecido “vantagens significativas aos clubes beneficiários” das ajudas públicas.

 

“A abertura de uma investigação aprofundada dá a Espanha, e às partes interessadas, uma oportunidade de comentar as medidas que estão sob investigação; não julga previamente o seu resultado”, ressalva o comunicado.

 

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela competitividade, Joaquín Almunia (na foto), refere que os clubes profissionais devem funcionar sem financiamento público.

 

“Os clubes de futebol profissionais devem financiar os seus custos recorrentes e investimentos com uma gestão financeira sólida e não à custa dos contribuintes”, afirma Almunia. “Os Estados-membros e autoridades públicas têm de cumprir com as regras da União Europeia que dizem respeito às ajudas estatais neste sector, tal como em todos os sectores da economia”, concluiu.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Espanha Joaquín Almunia União Europeia economia (geral) economia negócios e finanças política futebol
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio