Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas mais optimista com crescimento da Zona Euro

As previsões da Comissão Europeia apontam para um crescimento do PIB de 1,5% este ano, acima da anterior projecção que apontava para uma expansão de 1,3%. As projecções para a Grécia foram fortemente cortadas e a Alemanha continuará a ser o motor da região.

05 de Maio de 2015 às 10:12
  • ...

A Comissão Europeia reviu em alta as suas projecções para o crescimento da Zona Euro, antecipando que o PIB vai crescer 1,5% este ano e 1,9% em 2016.

Em Fevereiro, Bruxelas apontava para uma expansão de 1,3% este ano, depois do PIB da Zona Euro ter crescido 0,9% em 2014 e encolhido em 2013 e 2012.

O maior optimismo da Comissão Europeia está relacionado sobretudo com o impacto da desvalorização do euro e do petróleo e os efeitos do programa de compra de dívida do Banco Central Europeu.

O programa de "quantitative easing" do BCE está a ter "um impacto significativo" nos mercados financeiros e na economia, revela o relatório da Comissão Europeia com as previsões de Primavera.

Bruxelas antecipa que o desemprego vai continuar a cair, atingindo 11% este ano e 10,5% em 2016, depois de ter ficado nos 11,6% no ano passado.

Quanto à inflação, as previsões de Bruxelas já reflectem o programa de compra de dívida do BCE. Os preços devem crescer 0,1% este ano, quando em Fevereiro as estimativas de Bruxelas apontavam para uma inflação negativa de 0,1%. Em 2016 o crescimento dos preços deve acelerar para 1,5%.

Previsões para a Grécia revistas em forte baixa

Apesar do tom mais optimista, Bruxelas não esconde os desafios que persistem na Zona Euro, sobretudo a crise sem fim à vista na Grécia.

"O legado da crise vai continuar a ser sentido ao longo dos próximos anos", refere Marco Buti, responsável da Comissão Europeia pelas perspectivas económicas, acrescentando que não é ainda certo se a economia da Zona Euro conseguirá apresentar um crescimento sustentável nos próximos anos.

A Grécia foi o país do euro mais penalizado por estas previsões, com Bruxelas a antecipar agora um crescimento de 0,5% este ano, o que compara com a estimativa de crescimento de 2,5% efectuada em Fevereiro. Para 2016 as previsões de Bruxelas apontam para um crescimento de 2,9% no PIB da Grécia.

 

Quanto aos restantes países do euro, França e Itália destacam-se por registarem taxas de crescimento abaixo da média da Zona Euro. A economia francesa deverá crescer 1,1% este ano (revisão em alta de uma décima) e 1,7% em 2016 (revisão em baixa de uma décima). Já a economia italiana crescerá 0,6%  este ano e 1,4% em 2016.

A Alemanha continuará a ser o motor do crescimento da Zona Euro, com a Comissão Europeia a projectar uma expansão de 1,9% este ano (revisão em alta de quatro décimas) e 2% em 2016.

Portugal também deverá crescer acima da média da Zona Euro em 2015 (Bruxelas manteve a previsão de crescimento do PIB de 1,6%), mas voltará a divergir em 2016 (1,8%).

A retoma da economia espanhola continuará a ganhar força, com Bruxelas a apontar para um crescimento do PIB de 2,8% este ano (revisão em alta de cinco décimas) e 2,6% em 2016. Em 2014 a economia espanhola cresceu 1,4%.

As estimativas para a União Europeia são mais altas do que para a Zona Euro, com Bruxelas a antecipar um crescimento de 1,8% este ano e 2,1% em 2016. As previsões para o Reino Unido (crescimento de 2,6% este ano e 2,4% em 2106 justificam a diferença para a Zona Euro).

 

(Notícia actualizada às 10h31)

 

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Previsões Primavera
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio