Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente dos EUA em visita surpresa a Kiev

Viagem de Joe Biden foi mantida em segredo por razões de segurança. Encontro com homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, aconteceu logo pela manhã na capital ucraniana.

20 de Fevereiro de 2023 às 11:11
  • ...

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita surpresa, esta segunda-feira, a Kiev, nas vésperas de se assinalar um ano desde o início da guerra, a 24 de fevereiro, numa forte demonstração de apoio à Ucrânia.

Na chegada à capital ucraniana, depois de uma longa viagem de comboio desde a fronteira com a Polónia, Biden encontrou-se com o seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelenskiy, com o qual passeou pelas ruas do centro de Kiev, ao som das sirenes e sob forte aparato de segurança.

Em comunicado, a Casa Branca informou que Joe Biden estava em Kiev para reafirmar "o compromisso inabalável dos Estados Unidos para com a democracia, soberania e integridade territorial da Ucrânia": "Quando Putin lançou a invasão, há cerca de um ano, ele pensava que a Ucrânia era fraca e que o Ocidente estava dividido. Pensou que nos poderia sobreviver, mas estava completamente errado".

"Joseph Biden, bem-vindo a Kiev! A sua visita é um sinal extremamente importante de apoio para todos os ucranianos", escreveu Zelenskiy, no Telegram, a par com uma imagem dos dois juntos.

Segundo a Casa Branca,  o Presidente norte-americano vai anunciar outra ronda de entrega de equipamentos militares à Ucrânia, incluindo munições de artilharia, sistemas antiblindados e radares de vigilância e, ainda esta semana, deve comunciar um pacote adicional de sanções contra empresas ligadas à máquina de guerra da Rússia.

A visita, não anunciada por razões de segurança, acontece um dia antes de o Presidente russo, Vladimir Putin, proferir um discurso sobre os esforços do país numa altura em que surgem indícios de que uma ofensiva pela primavera estará em curso. Coincide também com o encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, para discutir a aquisição conjunta de munições para fornecer à Ucrânia. "É o tema mais urgente. Se falharmos nisso, o resultado da guerra está em perigo", disse o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrel, antes da reunião.

Biden é o primeiro Presidente norte-americano a visitar a Ucrânia desde George W. Bush em abril de 2008. No entanto, como vice-presidente, durante a administração de Barack Obama, visitava regularmente o país, tendo, aliás, desenvolvido uma relação próxima com o antigo Presidente ucraniano Petro Poroshenko.

Biden tinha tornado público que esta terça-feira estaria na Polónia para uma visita de dois dias, mas a possibilidade de viajar até ao país vizinho foi sucessivamente descartada. Com efeito, a Casa Branca emitiu uma nota no domingo à noite a dar conta de que o Presidente dos Estados Unidos estava ainda em Washington, quando ele de facto estava já a caminho a meio da viagem.

Ver comentários
Saber mais Volodymyr Zelenskiy Kiev Joe Biden Ucrânia Polónia Casa Branca Estados Unidos Vladimir Putin
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio