Notícia
Terceiro atacante de Londres foi identificado em Itália
A imprensa italiana identificou o terceiro suspeito de ter participado nos ataques de Londres do passado sábado. Trata-se de Youssef Zaghba, de 22 anos, nascido em Marrocos mas com nacionalidade italiana. Terá sido interceptado em 2016 a caminho da Síria.
O terceiro atacante de Londres já foi identificado pela imprensa italiana, embora as autoridades britânicas ainda não tenham confirmado a informação. De acordo com o jornal transalpino Corriere della Sera, o terceiro envolvido no ataque à London Bridge e ao mercado de Borough no passado sábado chama-se Youssef Zaghba, tem 22 anos e nasceu em Fez, Marrocos. Viveu com os pais em Bolonha antes de ir trabalhar para um restaurante em Londres.
Esta segunda-feira, as autoridades já haviam identificado os dois primeiros terroristas: Khuram Butt, de 27 anos, de origem paquistanesa, e Rachid Redouane, de 30 anos, que teria nacionalidade marroquina e líbia. Ambos residiam em Barking, nos arredores de Londres. Os três suspeitos foram abatidos minutos depois de atropelarem, com uma carrinha, várias pessoas na London Bridge e de esfaquearem diversos civis no mercado de Borough.
De acordo com o Corriere della Sera, o terceiro atacante tem pai marroquino e mãe italiana e foi detido em Março de 2016 no aeroporto de bolonha quando tentava embarcar num voo para a Turquia, para depois se deslocar para a Síria, com uma mochila e um bilhete de ida para Istambul. Nessa altura terá sido acusado de terrorismo internacional e, embora tenha sido posteriormente considerado inocente, foi colocado na lista negra de pessoas ligadas ao terrorismo.
O telemóvel e o passaporte de Youssef Zaghba foram apreendidos e no aparelho foram encontradas imagens e vídeos de cariz religioso, embora nenhum particularmente ligado ao movimento jihadista, prossegue o Corriere della Sera. Apesar disso, Youssef foi marcado como potencial "foreign fighter" nos registos internacionais. As autoridades italianas terão alertado as congéneres britânicas e marroquinas.
A Polícia Metropolitana londrina não se pronunciou sobre se é mesmo esta a identidade do terceiro suspeito abatido. Esta segunda-feira, a primeira-ministra Theresa May garantia que os três atacantes já haviam sido identificados.
Os ataques do passado sábado provocaram sete mortos e 48 feridos.