Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Áustria vai encarregar líder conservador de formar governo

O Presidente federal da Áustria, Alexander Van der Bellen, anunciou hoje que encarregará esta sexta-feira o líder do conservador Partido do Povo (ÖVP), Sebastian Kurz, de formar o próximo governo.

DR
19 de Outubro de 2017 às 15:16
  • ...
O actual ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, com apenas 31 anos (na foto), ganhou as eleições legislativas do passado domingo, com 31,5% dos votos, mais 7,5 pontos que os obtidos pela formação conservadora em 2013.

O segundo partido mais votado foi o social-democrata (SPÖ), do chanceler federal, Christian Kern, que conseguiu manter estável o apoio eleitoral, com um resultado de 26,9%.

Estes dois partidos governam a Áustria com uma grande coligação desde 2007.

Em terceiro lugar ficou o ultranacionalista Partido da Liberdade (FPÖ), do populista Heinz-Christian Strache, com 26%, um aumento de 5,5 pontos percentuais em relação às eleições anteriores

Os analistas locais estimam que a coligação mais provável seja novamente a de ÖVP-FPÖ, se bem que a eventual inclusão dos ultradireitistas não está isenta de polémica, uma vez que o país assumirá, na segunda metade de 2018, a presidência do Conselho Europeu.

Kurz, que assumiu o controlo do seu partido em maio passado, ganhou as eleições com um duro discurso contra a imigração, numa tentativa de retirar votos ao FPÖ, conhecido pela sua retórica antimigratória.

O forte resultado da extrema-direita deixou patente uma viragem à direita na Áustria, cuja política tem sido marcada nos últimos dois pela chegada de cerca de 150.000 refugiados e imigrantes do Médio Oriente.

Enquanto os grandes partidos conseguiram conquistar mais votos ou manter-se estáveis, os grandes perdedores das eleições foram os Verdes ecologistas (oposição), que caíram dos 12,4% em 2013 para menos de 4%, ficando fora do parlamento.

O Ministério do Interior austríaco prevê anunciar hoje o resultado final definitivo, incluindo todos os votos expressos por correio.
Ver comentários
Saber mais Sebastian Kurz Áustria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio