Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Macron vence Presidenciais francesas com 58% - Projeções

O atual presidente francês terá alcançado 58,2%% dos votos na segunda volta das eleições presidenciais francesas, de acordo com as primeiras projeções. Marine Le Pen terá obtido 41,8%, o que já considerou ser "uma vitória notória".

THIBAULT CAMUS / POOL
24 de Abril de 2022 às 19:03
  • ...

Emmanuel Macron terá vencido as eleições presidenciais francesas, realizadas este domingo, com 58,2% dos votos, de acordo com as primeiras projeções avançadas pela Ipsos-Sopra Steria para a France Télévisions, Radio France, France24-RFI-MCD.

Marine Le Pen, do Reagrupamento Nacional (antiga Frente Nacional), terá alcançado 41,8%.

A taxa de abstenção deverá ter sido de 28,2%, um valor que não se via numa segunda volta desde 1969 (31,3%).

Em reação a estas primeiras projeções, Marine Le Pen lembrou que as suas ideias "chegaram à segunda volta" e considerou que, "com mais de 40% dos votos, este resultado é uma vitória notória".

"Já fomos enterrados mil vezes mas estavam enganados", disse a candidatada derrotada, lembrando que se vão seguir em França eleições legislativas em junho.

Para Le Pen, o resultado das eleições de hoje é sinal de "desconfiança do povo francês" e vontade "de uma grande mudança".

Na primeira volta das presidenciais francesas, realizada a 10 de abril, Macron foi o mais votado dos 12 candidatos na corrida, obtendo 27,85% dos votos, seguido de Le Pen, com 23,15%, segundo os resultados oficiais.

Em 2017, Emmanuel Macron tinha vencido a segunda volta das eleições francesas com 66,1% dos votos, contra 33,9% de Marine Le Pen.

Se as projeções forem confirmadas pelos resultados oficiais, Macron, 44 anos, será o primeiro Presidente francês em 20 anos a ganhar um segundo mandato, desde Jacques Chirac em 2002.

Os franceses terão optado por renovar o mandato de um Presidente centrista liberal e muito pró-europeu, face a uma candidata radical, com "prioridade nacional" no centro do seu projeto, e extremamente crítica da União Europeia.

Ver comentários
Saber mais Marine Le Pen Emmanuel Macron França política eleições presidenciais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio