Notícia
Macron à frente de Le Pen e Hamon ultrapassado por Mélenchon
A mais recente sondagem da Harris Interactive mantém o candidato independente Emmanuel Macron na dianteira com mais um ponto percentual do que a rival de extrema-direita, Marine Le Pen. Já o candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon ultrapassou o socialista Benoît Hamon.
O candidato independente e centrista Emmanuel Macron é cada vez o mais forte candidato a vencer as presidenciais francesas, cuja primeira volta se realiza já no próximo mês de Abril. De acordo com a última sondagem da Harris Interactive para a France Televisions, Macron mantém a dianteira com 26% das intenções de voto, um ponto percentual à frente da candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen.
A sondagem, divulgada esta quinta-feira, 23 de Março, confirma ainda o ex-ministro da Economia do Governo liderado por Manuel Valls e a candidata populista e de extrema-direita como os mais prováveis concorrentes ao segundo turno eleitoral, previsto para o início de Maio.
Este estudo de opinião reitera ainda a tendência de queda do candidato do centro-direita, François Fillon (Os Republicanos), que recua de 20% das intenções de voto verificados na sondagem publicada pela Harris Interactive em 9 de Março para 18% no estudo hoje conhecido.
Intentions de vote. 6383 personnes interrogées après le débat sur TF1. @EmmanuelMacron 26%, @MLP_officiel 25%, @FrancoisFillon 18% 1/2 pic.twitter.com/qd1y6J1jr0
— Jean-Daniel Lévy (@jdlevy) 23 de março de 2017
Fillon continua a ser penalizado pela polémica relativa ao recurso a dinheiros públicos para atribuir empregos fictícios à mulher e dois filhos, um caso que está a ser investigado pelas autoridades judiciárias gaulesas e que eleva a pressão para o antigo primeiro-ministro desista da corrida presidencial tal como chegou a prometer.
Nota ainda para o candidato do PS francês, Benoît Hamon, que cai da quarta para a quinta posição, sendo ultrapassado por Jean-Luc Mélenchon, o candidato que agrega comunistas e algumas forças de extrema-esquerda.
Hamon cai de 13% para 12,5% enquanto Mélenchon sobe de 12% para 13,5%, o que parece mostrar que a aposta dos socialistas gauleses num homem da ala mais à esquerda do partido não está a ser suficiente para capitalizar votos ao centro-esquerda e à esquerda.
1er tour. @JLMelenchon 13,5%, @benoithamon 12,5%, @dupontaignan 4%, @jeanlassalle 1%. Autres < 0,5%. 2/2 pic.twitter.com/Fxw5cjdhVk
— Jean-Daniel Lévy (@jdlevy) 23 de março de 2017
A sondagem agora conhecida surge depois do primeiro debate televisivo que juntou os cinco candidatos melhor posicionados nas sondagens. E ao contrário do que poderiam ser as expectativas, não aconteceu nenhum ataque cerrado dos restantes candidatos a Le Pen, pelo contrário, tanto Fillon como Hamon centraram esforços no ataque a Emmanuel Macron.
Seja como for, todas as sondagens continuam a atribuir a vitória a qualquer um dos três candidatos do campo "moderado" numa hipotética segunda volta disputada contra Le Pen.