Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Islândia e Irlanda antecipam pagamentos ao FMI

A Islândia já reembolsou 83% do empréstimo do FMI enquanto a Irlanda cumpriu o pagamento antecipado de 9 mil milhões de euros. No início do próximo ano está previsto o pagamento de mais uma tranche de igual dimensão.

Reuters
Negócios 19 de Dezembro de 2014 às 14:40
  • ...

A Islândia efectuou esta sexta-feira um pagamento antecipado de 400 milhões de dólares ao FMI, elevando para 83% a parcela do empréstimo que já foi reembolsada.

 

De acordo com um comunicado do FMI, este reembolso antecipado representa 20% do empréstimo total que Islândia recebeu da instituição liderada por Christine Lagarde, no montante de 2,1 mil milhões de dólares.

 

O país nórdico fica agora a dever 345,1 milhões de dólares ao FMI, sendo que o pagamento está previsto para acontecer até 2016.

 

Foi em 2008 que a Islândia necessitou de recorrer ao FMI para obter financiamento, sendo dos primeiros países a ser alvo de um resgate na sequência da crise que teve início com a falência do Lehman Brothers.

 

O dinheiro da Islândia não foi único a chegar a Washington nestes dias. Ontem a Irlanda cumpriu o pagamento antecipado de 9 mil milhões de euros ao FMI, sendo que uma nova tranche do mesmo montante está prevista para ser reembolsada no início do próximo ano.

 

Este pagamento de 9 mil milhões de euros que o Tesouro irlandês efectuou ontem vai permitir uma poupança de 150 milhões de euros em juros em 2015 e de 750 milhões de euros ao longo da maturidade do empréstimo de 22,5 mil milhões de euros que a Irlanda recebeu em 2010.

 

Portugal recebeu um empréstimo do FMI de 26,4 mil milhões de euros, com uma maturidade de 7,25 anos, sendo que os reembolsos só estão previstos para o próximo ano. Tal como a Irlanda, Portugal também já manifestou interesse em antecipar os pagamentos ao FMI.

Ver comentários
Saber mais Islândia FMI Christine Lagarde Irlanda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio