Notícia
Inflação no Reino Unido em máximos de 2014, libra recupera
Em 2016 os preços subiram 1,6% face ao ano anterior, impulsionados pela queda da libra que se seguiu ao Brexit. Números ficaram acima das estimativas dos economistas, adianta Reuters.
A inflação britânica subiu mais do que o esperado em Dezembro, fechando a ano a somar 1,6%, atingindo o nível mais elevado desde 2014, indicam dados do organismo oficial de estatísticas divulgados esta terça-feira, 17 de Janeiro.
Segundo a agência noticiosa Reuters, a subida foi maior do que era esperado pelos analistas e atingiu o nível mais alto deste meados de 2014. A impulsionar este aumento dos preços está a subida das tarifas aéreas, conjugada com a quebra do valor da libra esterlina, consequência da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia.
Os especialistas apontavam para um crescimento da inflação na ordem dos 1,4%, segundo uma sondagem efectuada pela Reuters. Em Novembro a inflação estava nos 1,2%.
O organismo britânico de estatísticas concretizou ainda que o aumento das tarifas aéreas e dos preços dos alimentos, combinado com uma menor queda nos preços da gasolina do que em Dezembro de 2015, estavam por trás do aumento.