Notícia
Grécia já tem novo ministro das Finanças
Gikas Hardouvelis é o nome escolhido para assumir as Finanças gregas. Professor de economia e antigo colaborador do primeiro-ministro Lucas Papademos vai substituir o ainda ministro Yannis Stournaras que está a caminho do Banco da Grécia.
O professor de economia, que entre 2011 e 2012 chefiou o gabinete de apoio para a área económica do ex-primeiro-ministro grego Lucas Papademos, Gikas Hardouvelis, será o próximo ministro das Finanças da Grécia, segundo avança a agência Reuters.
O economista cujas áreas de estudo se centram essencialmente nas finanças e macroeconomia terá a responsabilidade de substituir na pasta das finanças aquele que deverá ser o próximo presidente do Banco da Grécia, Yannis Stournaras. A responsabilidade é acrescida na medida em que Stournaras foi o homem que liderou as negociações com as instituições europeias, ao longo dos últimos anos, no âmbito dos programas de assistência financeira à Grécia. O homem que deverá passar a presidir o banco central grego granjeava de boa reputação junto dos seus congéneres europeus.
Hardouvelis para além da área académica, acumula ainda experiência no sector financeiro e também de governação. Além de assessor de Papademos foi também assessor económico do antigo primeiro-ministro Costas Simitis, entre 2000 e 2004.
Esta troca decorre de um processo de remodelação do Governo de coligação entre o Nova Democracia e o Pasok, espoletado depois de as últimas eleições para o Parlamento Europeu terem resultado numa vitória do Syriza e no crescimento e afirmação do partido neonazi Aurora Dourada, em sentido inverso à perda de representatividade dos dois partidos de Governo.