Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Google “deve viver noutro planeta” fiscal

O presidente da Google para a Europa esteve esta quinta-feira, 11 de Fevereiro, a ser questionado no Parlamento britânico, sobre o acordo fiscal alcançado. Brittin nega que a Google pague apenas 3% de impostos.

2ª – Google marca avaliada em 120,314 milhões de dólares (107,30 milhões de euros)
Bloomberg
11 de Fevereiro de 2016 às 17:22
  • ...

"Estamos aqui a representar contribuintes britânicos. É um cidadão britânico. Não se sente um pouco envergonhado por não saber sequer quanto pagou? Vive noutro planeta, para a maioria dos nossos constituintes", atirou Meg Hiller, presidente da Comissão de Contas Públicas no Reino Unido, na audição do presidente da Google para a Europa.

"Estou orgulhoso de ser britânico, estou aqui porque acredito na democracia. Entendo a preocupação quando lêem relatórios a dizer que pagamos apenas 3%, mas isso não é verdade. Pagamos 20%", respondeu Matt Brittin, presidente da Google para Europa, citado pela imprensa britânica.

Meg Hiller também insistiu em saber quando é que Matt Brittin tinha pago, como contribuinte, mas ficou sem resposta. E também confrontou o responsável da Google com a pretensão já referida pela empresa de tornar mais transparente a informação sobre os seus dados fiscais.

A audição desta quinta-feira, 11 de Fevereiro, teve como objectivo esclarecer o acordo fiscal entre a Google e o Reino Unido, pelo qual a multinacional concordou pagar 130 milhões de libras (167,1 milhões de euros) por impostos sobre dez anos passados de actividade.


O responsável confirmou que a empresa teve lucros de 106 milhões de libras (136 milhões de euros) em vendas que ascenderam a 1,2 mil milhões de libras (1,54 milhões de euros) nos 18 meses que terminaram em Junho do ano passado. O Reino Unido assegura 11% das vendas a clientes.

Os acordos do Reino Unido estão a ser escrutinados pela Europa, com multinacionais como o Facebook, a Amazon e a Apple a serem investigadas.

Em Itália, também a Google está sob investigação por alegadamente ter cometido evasão fiscal entre 2009 e 2013, de acordo com três fontes próximas do processo citadas pela Bloomberg. A Reuters escreve que há cinco executivos da Google a serem investigados por evasão fiscal da companhia avaliada em 227 milhões de euros.

Esta semana, a imprensa britânica noticiou que a Comissão Europeia deverá apresentar em Abril uma nova iniciativa legislativa que obrigue as multinacionais a divulgar quanto pagam em cada país. A proposta terá o apoio de Jean-Claude Juncker.

 

Ver comentários
Saber mais Google Reino Unido acordo fiscal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio