Notícia
Economia do Reino Unido abranda no primeiro trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2016, depois de ter aumentado 0,6% no trimestre precedente.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2016, depois de ter aumentado 0,6% no trimestre precedente, segundos dados preliminares da agência nacional de estatística britânica (ONS, nas siglas em inglês).
Em relação ao período homólogo de 2015, o PIB britânico aumentou 2,1% no primeiro trimestre, segundo o comunicado da ONS.
O sector dos serviços, considerado o 'pulmão económico' do Reino Unido por representar mais de 78% da actividade económica do país, aumentou 0,6% no primeiro trimestre, enquanto os outros principais sectores caíram: a indústria diminuiu 0,4%, a construção 0,9% e a agricultura 0,1%.
Segundo os dados divulgados hoje, o PIB britânico está 7,3% acima dos valores prévios à desaceleração económica de 2008.
O economista chefe da ONS, Joe Grice, sublinhou hoje que esta estimativa mostra uma desaceleração da economia britânica face ao ritmo de meados do ano passado.
A agência de responsabilidade orçamental, encarregada de supervisionar as contas públicas, estima para este ano um crescimento de 2% e de 2,2% para 2017.
Os dados foram divulgados numa altura de grande debate económico no Reino Unido sobre os benefícios e as desvantagens de permanecer ou sair da União Europeia (UE), tendo em vista o referendo de 23 de Junho.
Grande parte das empresas e bancos indicaram que seguem com atenção e cautela o referendo de Junho.