Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia da zona euro expandiu 5,2% no ano passado

As estimativas rápidas do Eurostat apontam para um crescimento da economia da zona euro de 5,2% depois de uma queda de mais de 6% em 2020.

Pedro Elias
31 de Janeiro de 2022 às 10:17
  • 1
  • ...

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,3% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), durante o quarto trimestre do ano passado, face ao período anterior, revelam as estimativas rápidas divulgadas estas segunda-feira pelo Eurostat. No terceiro trimestre, o PIB tinha crescido 2,3% na zona euro e 2,2% na UE.

Já em comparação com o quarto trimestre de 2020, o PIB cresceu 4,6% na zona euro e 4,8% na UE.

Em todo o ano de 2021, o gabinete de estatística europeu estima que tanto a economia da zona euro como da UE tenham crescido 5,2%. Em 2020, a zona euro sofreu uma queda de 6,8%.



Economia portuguesa foi a segunda que mais cresceu em cadeia
Espanha lidera a tabela de maior aumento do PIB em cadeia (face ao trimestre anterior), com 2%. Portugal ocupa a segunda posição (1,6%), seguido da Suécia (1,4%).

Estes dados surgem no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou que a economia portuguesa cresceu 4,9% em 2021. O valor é o mais elevado desde 1990 e supera as expectativas dos economistas e do próprio primeiro-ministro, António Costa, que na semana passada tinha avançado uma previsão revista em baixa de 4,6%.

Áustria (-2,2%), Alemanha (-0.7%) e Letónia (-0,1%) foram as economias que menos cresceram. As taxas de crescimento ano após ano foram positivas para todos os países.

Ver comentários
Saber mais Produto Interno Bruto PIB União Europeia UE Eurostat economia negócios e finanças macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio