Notícia
Economia britânica com o pior desempenho num ano
O aumento da inflação está a travar os gastos dos consumidores britânicos, o que está a travar o crescimento da economia do Reino Unido.
O PIB do Reino Unido cresceu 0,3% no primeiro trimestre deste ano, o que representa o ritmo de crescimento mais lento do último ano, anunciou o instituto de estatística do país.
O resultado do primeiro trimestre representa um abrandamento face ao crescimento de 0,7% verificado nos últimos três meses de 2016 e saiu abaixo das estimativas dos economistas, que apontavam para um crescimento de 0,4%.
Na comparação homóloga, o PIB do Reino Unido cresceu 2,1% no primeiro trimestre, acima dos 1,9% registados nos últimos três meses de 2016, mas também abaixo dos 2,2% estimados.
A travagem da economia britânica ficou a dever-se sobretudo ao desempenho do sector dos serviços, que é responsável por quase 80% da economia e registou um crescimento de apenas 0,3% no primeiro trimestre (o menor aumento desde 2015).
Diz a Bloomberg que o abrandamento da economia britânica reflecte a travagem do consumo das famílias, em reposta ao aumento da inflação e do custo de vida. O Brexit provocou uma depreciação da libra, que resultou no aumento dos preços de uma série de produtos.