Notícia
Desemprego sobe em Espanha
O número de desempregados aumentou em Setembro em Espanha, mostram os dados oficiais publicados esta sexta-feira, 2 de Outubro.
Segundo os números do Ministério do Trabalho de Espanha, em Setembro houve mais 26.087 espanhóis desempregados do que no mês anterior. Um crescimento de 0,64%, que coloca o total de pessoas sem trabalho nos 4.064.042.
Tradicionalmente, Setembro é um mês em que o desemprego sobe, consequência de uma menor influência do emprego de características sazonais. À medida que o Verão dá lugar ao Outono, os postos de trabalho temporários alimentados pelo turismo vão desaparecendo, com as pessoas a regressarem aos centros de emprego.
Ainda assim, o número de desempregados é cerca de 354 mil inferior ao observado no mesmo mês de 2014 e também mais baixo do que o valor de 2011. Mais: segundo o El País, os dados ajustados à sazonalidade mostram uma descida de 9.746 desempregados face a Agosto de 2015.
O The Guardian sublinha ainda que 2015 foi um ano muito bom para o turismo espanhol, com um aumento de 4,2% dos visitantes para o máximo histórico de 29,2 milhões de pessoas.