Notícia
Crédito dá sinais de retoma em Espanha
Os bancos estarão a começar a abrir a torneira do crédito às famílias e empresas espanholas, escreve o El País com base em dados do banco central.
A dívida das famílias espanholas aumentou 661 milhões em Abril para os 740.819 milhões de euros, um aumento de 0,08% que interrompe três meses em queda, e reflecte aumentos expressivos em novo crédito concedido, destaca o El País, com base em dados do banco central espanhol.
Nos últimos 12 meses, o novo crédito à habitação aumentou 20% e o novo crédito ao consumo subiu 17%, revelam ainda dados do banco central. O diário explica que estes crescimentos não permitem aumentos mais significativos do crédito total devido ao crédito que entretanto chega à maturidade.
"Os números reflectem o início da recuperação da concessão de crédito. Parece que o mercado está a juntar forças para recuperar após as grandes caídas dos anos anteriores", diz ao El País Itziar Sola, uma analista de uma casa de investimentos. "Eu falaria de uma recuperação do crédito a novas operações", reforça Joaquín Maudos da Universidade de Valência.