Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa: Turquia apresentou "proposta muito ambiciosa"

Os líderes europeus estão a analisar a "proposta mais ambiciosa" que a Turquia alguma vez apresentou e que inclui, nomeadamente, a futura adesão turca à União Europeia (UE), disse António Costa, em Bruxelas.

Bruno Simão
07 de Março de 2016 às 21:44
  • 1
  • ...
"Acho que nunca tinha havido uma proposta tão ambiciosa como aquela que a Turquia apresentou hoje [segunda-feira, 7 de Março] e isso requer trabalho", afirmou o chefe do executivo, justificando o prolongamento de um encontro previsto para ser um almoço de trabalho sobre refugiados.

Aos jornalistas portugueses, António Costa indicou que o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, chegou a Bruxelas com uma "proposta mais ambiciosa do que era a expectativa inicial".

"Admito que possa haver algumas questões de natureza jurídica que fiquem pendentes para o próximo Conselho [Europeu, que junta os líderes dos 28]", que decorrerá na próxima semana, disse.

António Costa acrescentou ser um "sinal muito positivo que a Turquia tenha apresentado uma proposta tão ampla e tão ambiciosa".

O governante enumerou vários assuntos colocados em cima da mesa pela Turquia, além dos refugiados, como a sua adesão à UE e a relação com o Chipre.

"E várias questões contenciosas que há muitos anos bloqueavam as relações entre a UE e a Turquia", resumiu.

Costa escusou-se a adiantar desfechos para as negociações desta noite.

"Vamos ver, ainda é cedo. Temos estado a praticar um regime de maratonas e com o Reino Unido correu bem, espero que a Turquia possa também correr bem", afirmou o responsável, reportando-se ao acordo alcançado com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para apoiar a permanência do território na UE.

Logo à entrada para a reunião com os chefes de Estado e do Governo dos 28, Ahmet Davutoglu, afirmou que o foco não estaria apenas na migração irregular, mas também no processo de integração da Turquia na UE.
Ver comentários
Saber mais Turquia UE refugiados conselho europeu Ahmet Davutoglu António Costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio