Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno sobre Brexit: "Uma saída não ordenada não é uma solução para ninguém"

Num dia decisivo para o Brexit, o presidente do Eurogrupo avisou que uma saída sem acordo é o "pior cenário" de todos. Mas garante que Portugal vai preparar-se para todos os cenários.

15 de Janeiro de 2019 às 13:08
  • ...
No dia em que o Parlamento britânico vota o acordo do Governo de Theresa May com a União Europeia para a saída do Reino Unido, o presidente do Eurogrupo alertou que "uma saída não ordenada não é uma solução para ninguém". Para Mário Centeno esse é o "pior cenário para todos", mas "acima de tudo" para os britânicos. 

"Aquilo que me parece bastante claro é que uma saída sem um acordo não pode acontecer", afirmou o ministro das Finanças português esta terça-feira, 15 de janeiro, em Estrasburgo, em declarações aos jornalistas à margem das comemorações dos 20 anos do euro que trouxeram Centeno ao Parlamento Europeu. O foco deve estar na procura da "melhor solução" para o Brexit, disse, ainda que não tenha identificado qual.

Para Mário Centeno uma saída sem acordo - face à oposição dos deputados britânicos que Theresa May tem enfrentado - "é o pior cenário para a União Europeia, para a Zona Euro, mas acima de tudo para os cidadãos do Reino Unido". Antes do voto acontecer, o presidente do Eurogrupo não quis traçar cenários sobre o futuro, referindo apenas que "hoje é dia do Parlamento britânico se pronunciar e aguardar".

Contudo, teceu duras críticas aos políticos que fizeram campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia: "O Brexit é uma resposta demasiado simples para um problema complexo", afirmou, referindo o ambiente de falta de informação em que o referendo se realizou. Para o presidente do Eurogrupo este é um exemplo de uma tendência mundial e também europeia de cair na "tentação de obter respostas simples para problemas complexos". 

Recordando que "ao longo dos últimos meses" se aprendeu "muito sobre as dificuldades que a saída da UE tem", Centeno aconselha a que se siga o exemplo da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China para desbloquear a negociação do Brexit. 

"Há seis meses estávamos bastante preocupados com as tensões dos EUA por causa da guerra comercial. Os decisores políticos reuniram-se e encontraram soluções para resolver as ansiedades e evitou-se esse conflito comercial. A questão com o Brexit é a mesma coisa", sintetizou. 

Com todas as possibilidades em cima da mesa, Centeno assegurou que também Portugal se vai preparar para "o que são os diferentes cenários que ainda hoje se colocam face à saída". "O que eu posso dizer é que a Zona Euro se preparou, que a União Europeia se preparou para o cenário que foi negociado, e que temos de estar sempre prontos para planos de contingência para outras situações", rematou. 

O jornalista viajou para Estrasbrugo, a convite do Parlamento Europeu. 
Ver comentários
Saber mais Brexit Parlamento Europeu Mário Centeno eurogrupo reino unido
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio