Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi expulso do Senado italiano

O antigo primeiro-ministro italiano foi expulso da Câmara Alta do parlamento italiano, que votou esta tarde a permanência de Sílvio Berlusconi, condenado por fraude fiscal.

27 de Novembro de 2013 às 16:50
  • ...

O antigo primeiro-ministro italiano foi expulso da Câmara Alta do parlamento italiano, que votou esta tarde a permanência de Sílvio Berlusconi, de 77 anos de idade, condenado por fraude fiscal.

 

A votação desfavorável à continuação de Berlusconi, que integrava o órgão há 19 anos, foi comunicada pelo porta-voz Pietro Grasso, citado pelas agências noticiosas.

 

Loredana de Petris, do partido da oposição SEL, afirmou que "mesmo os mais poderosos têm de submeter-se à supremacia da lei". "Com este voto, queremos reafirmar o princípio da legalidade que é a essência da democracia", acrescentou.

 

Berlusconi foi condenado em Agosto a quatro anos de prisão por fraude fiscal. 

 

O preço das obrigações italianas não estão a demonstrar uma reacção significativa à notícia, na véspera de o Tesouro italiano realizar uma emissão de dívida a 10 anos.

 

O Senado rejeitou nove propostas apresentadas por vários senadores para que não fosse aplicada a Berlusconi a chamada "lei Severino" aprovada pelo anterior Governo liderado por Mario Monti, que estabelece a expulsão do Parlamento dos condenados a penas superiores a dois anos de prisão.

 

A decisão de afastar Berlusconi contou com o apoio, entre outros, do Partido Democrata do actual primeiro-ministro italiano Enrico Letta, do Movimento 5 Estrelas do comediante Beppe Grillo e do grupo Eleição Cívica do ex-primeiro-ministro Mario Monti.

 

Votaram contra, entre outros, o Forza Italia, partido do antigo governante, a Liga Norte e os antigos parceiros políticos do "Il Cavaliere", o grupo Novo Centro-Direita, liderado pelo vice-primeiro-ministro italiano e 'delfim' político de Berlusconi, Angelino Alfano.

 

"É um dia amargo, um dia de luto", afirmou Silvio Berlusconi, com a mão sobre o coração, dirigindo-se aos seus apoiantes concentrados em Roma. "É um dia de luto para a lei, para o Direito, para a democracia", repetiu o antigo governante, diante de milhares de apoiantes, citado pelo agência Lusa.

 

No passado dia 1 de Agosto, o Tribunal Supremo de Itália confirmou a condenação de Berlusconi a quatro anos de prisão por fraude fiscal no âmbito do "caso Mediaset", três dos quais abrangidos por uma amnistia. O "caso Mediaset" remonta a 2006, quando esta empresa de Berlusconi foi acusada de inflacionar o preço dos direitos de transmissão de filmes norte-americanos, adquiridos através de sociedades também propriedade do político também conhecido como "Il Cavaliere".

Ver comentários
Saber mais Berlusconi Itália Senado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio