Notícia
Berlusconi pede para cumprir pena através de serviço comunitário
O antigo primeiro-ministro italiano solicitou à Procuradoria de Milão que a pena de um ano de prisão seja cumulada em um ano de serviço comunitário.
Apesar de Berlusconi ter beneficiado de indulto a três anos de prisão, permanecia em aberto a condenação a um ano de prisão efectiva, que devido a vários factores, poderia cumular-se em um ano de prisão domiciliária ou a um ano de prestação de serviço comunitário. Berlusconi terá optado pela última possibilidade.
Discutiu-se, até há poucos dias, a possibilidade do antigo primeiro-ministro beneficiar de imunidade parlamentar para não ter de cumprir a pena. Mas é cada mais provável a expulsão de Berlusconi do cargo de senador, o que lhe retirará a imunidade parlamentar e levará ao cumprimento da pena.
Contudo, depois do pedido desta sexta-feira, parece confirmar-se que o cumprimento da pena por parte de Berlusconi deverá ser uma realidade. Tendo em conta as notícias conhecidas esta sexta-feira, caso a Procuradoria de Milão aceite o pedido solicitado, o “Cavaliere” irá cumprir um ano de serviço à comunidade.
A “Reuters” avança, por outro lado, que vários órgãos de comunicação social insistem que Berlusconi poderá preferir o cumprimento de um ano de prisão efectiva, para não ter que beneficiar de nenhum pedido feito à Justiça, que ao longo dos últimos 20 anos foi um dos alvos preferidos dos ataques do “Cavaliere”.
Silvio Berlusconi foi inicialmente condenado, em Agosto, a quatro anos de prisão, devido ao caso de fuga ao fisco Mediaset. No entanto, devido à idade, acabou por beneficiar de indulto a três anos de prisão, o que deixa em aberto o cumprimento de um ano de prisão.