Notícia
Portugal é um dos poucos países europeus onde o desemprego sobe
Taxa de desemprego da União Europeia está no valor mais baixo da série (6,2%), que começa em 2000. Portugal é um dos cinco países onde o desemprego sobe.
Em 28 países da União Europeia, há cinco onde o desemprego tem subido nos últimos meses e Portugal é um deles.
A taxa estimada de 6,9% em dezembro – que o Eurostat assume – está abaixo da média da Zona Euro mas acima da média da União Europeia, onde a percentagem da população ativa que procura trabalho caiu para o valor mais baixo da série.
"Comparado com há um ano, a taxa de desemprego caiu em 21 Estados-membros, permaneceu estável na Dinamarca", e aumentou no Chipre, na Eslovénia, na Lituânia, em Portugal, no Luxemburgo e na Suécia, refere o gabinete estatístico europeu, num destaque publicado esta sexta-feira.
O Eurostat baseia-se na informação provisória divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística para dezembro, e que ainda poderá ser revista, o que é habitual. Os dados já definitivos de novembro apontam para uma estabilização homóloga da taxa de desemprego, embora a tendência mensal seja a de aumento.
A confirmar-se, a taxa de dezembro em Portugal (6,9%) será a sétima mais elevada da União Europeia (6,2%), embora esteja abaixo da média da Zona Euro (7.4%).