Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CIP vai assinar acordo de concertação social

Direção da CIP reconhece um "esforço de convergência" com as suas posições e anuncia que vai assinar o acordo.

Mariline Alves
  • ...

A Confederação Empresarial (CIP) vai assinar o acordo de concertação social com o Executivo de Luís Montengro, a UGT e as restantes confederações patronais.

Numa declaração por escrito após uma reunião, a direção da CIP explica que "tendo verificado um esforço de convergência com as suas posições, decidiu subscrever o Acordo Tripartido Sobre a Valorização Salarial e o Crescimento Económico".

Apesar de ter subscrito o acordo com António Costa em 2022, a CIP foi no ano passado a única confederação patronal que ficou fora do entendimento com o anterior Executivo.

A proposta enviada esta segunda-feira aos parceiros sociais prevê a redução do IRC ao longo da legislatura, embora deixe cair a referência específica à redução do IRC em dois pontos percentuais já em 2025 que constava da proposta inicial. Este é dos temas que está a complicar as negociações com o PS para a viabilização do orçamento do Estado.

A isenção fiscal de prémios de desempenho não regulares era outra das reivindicações de Armindo Monteiro, que contestou no entanto o facto de o acordo limitar essa possibilidade às empresas que aumentem em média o salário base (tal como os mais baixos) em 4,7%, um requisito exigido, no entanto, pela UGT.

A Confederação do Comércio e Serviços (CCP) já tinha anunciado que, apesar das críticas que faz a medidas que considera insuficientes, vai assinar o acordo, o que também se espera que aconteça por parte das confederações da Agricultura (CAP) e do Turismo (CCP). A UGT estava já mandatada para assinar um documento idêntico ao que foi apresentado na semana passada.

Notícia atualizada pelas 22:21 com mais informação

Ver comentários
Saber mais Acordo de concertação social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio