Notícia
Zona Euro mantém desemprego em mínimos de 2008. Portugal é dos únicos que não mexe
Foram 20 os Estados-membros que assistiram a uma queda no desemprego em novembro. Portugal e os Países Baixos foram os únicos a manterem o mesmo nível.
A Zona Euro registou uma taxa de desemprego de 7,5% no passado mês de novembro, mantendo o mesmo número de outubro, que representa a taxa mais baixa desde julho de 2008, nota o Eurostat. A esmagadora maioria dos países europeus viu cair o número de desempregados, mas Portugal é um dos dois que não mexeram.
A taxa de desemprego manteve-se estável em relação ao mês anterior e ficou ainda abaixo da percentagem apresentada no novembro anterior, de 7,9%, lê-se na nota publicada esta quinta-feira, 9 de janeiro, no Eurostat.
Olhando ao conjunto dos países da União Europeia, o desemprego em novembro foi de 6,3%, também o mesmo registo de outubro e abaixo dos 6,6% relativos a novembro de 2018.
Em comparação com o mês de novembro do ano anterior, foram 20 os Estados membros que assistiram a uma queda no desemprego, com a Grécia (dados de agosto), Bulgária, Estónia e Croácia a conseguirem as maiores reduções. Portugal e os Países Baixos foram os únicos a manterem o mesmo nível. Mas também houve subidas, no Luxemburgo, Eslovénia, Chéquia, Chipre, Suécia e Lituânia.
A taxa de desemprego mais baixa pertence à Chéquia (2,2%), seguida da Alemanha (3,1%) e da Polónia (3,2%).