Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança Social suspende "de imediato" declaração sobre vida familiar dos trabalhadores

Questionada sobre o polémico questionário feito aos trabalhadores da Segurança Social, a ministra Ana Mendes Godinho garantiu que a declaração foi suspensa "de imediato". Segurança Social está agora a trabalhar num questionário "mais minimalista" para afastar potenciais conflitos de interesses.

Ministério liderado por Ana Mendes Godinho garante atualização do RSI em 2023 acima da inflação registada este ano.
António Cotrim/Lusa
  • ...
O Governo suspendeu "de imediato" a declaração que obrigava todos os funcionários da Segurança Social a darem informações sobre as suas atividades profissionais e de tempos livres, e dos respetivos familiares. A Segurança Social está agora a trabalhar num questionário "mais minimalista" para afastar potenciais conflitos de interesses.

"Face a todas as situações que foram neste momento sinalizadas, a Segurança Social suspendeu de imediato o pedido destas informações e está a rever para ser o mais minimalista possível", afirmou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em declarações citadas pelo Observador. "A Segurança Social está neste momento a fazer a sua avaliação para que a declaração dos próprios trabalhadores seja revista".

Tal como o Negócios tinha noticiado, mais de oito mil trabalhadores da Segurança Social passam, neste ano, a ter de declarar as atividades profissionais e de tempos livres de cônjuges, pais, avós, filhos, netos e irmãos que possam representar um potencial conflito de interesses. A declaração era de preenchimento obrigatório e aplicava-se também aos novos funcionários.

Para o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Sintap), os detalhes pedidos pela Segurança Social eram uma ameaça à "reserva da vida privada dos trabalhadores".

Questionada sobre o caso, a ministra disse que o referido formulário já era usado "desde 2017 pela Segurança Social", mas que o processo de revisão agora em curso deverá garantir o cumprimento "dos planos anticorrupção". "A Segurança Social está neste momento a fazer a sua avaliação para que a declaração dos próprios trabalhadores seja revista", disse.

Como o Negócios noticia na edição desta quinta-feira, o Instituto de Segurança Social (ISS) justifica a existência deste formulário com o novo regime geral de prevenção de corrupção, que está em vigor desde junho. O regime prevê, no entanto, que os responsáveis da Administração Pública publiquem um documento uniformizado para as entidades públicas. Neste caso, o ISS avançou sozinho.

Ver comentários
Saber mais Segurança Social questionário vida familiar declaração Governo Ana Mendes Godinho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio