Notícia
Região Norte celebra fim de 16 anos a liderar o desemprego em Portugal
No quarto trimestre de 2018, a taxa de desemprego da região do Norte igualou o valor registado ao nível nacional, contrariando a tendência dos últimos 16 anos, período em que esteve sempre acima da média nacional, anunciou a CCDRN.
Na análise do mercado de trabalho, o último relatório Norte Conjuntura destaca o fim de um longo período de 16 anos em que a taxa de desemprego da região nortenha esteve sempre acima da média nacional.
A taxa de desemprego do Norte desceu no quarto trimestre de 2018, fixando-se em 6,7%, igualando o valor registado ao nível nacional, o que representa cerca de 122 mil pessoas.
Isto quando, ainda há um ano (no quarto trimestre de 2017), era ainda acentuada a diferença entre os valores de desemprego do Norte e nacional - 9,3% e 8,1%, respetivamente.
No Norte Conjuntura, relatório trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN, dá-se conta, igualmente, de que a descida da taxa de desemprego foi generalizada a quase todos os segmentos etários, destacando-se sobretudo o recuo sentido no grupo dos jovens menores de 25 anos, tendo passado de 19,4% no terceiro trimestre para 16,5% no quarto trimestre de 2018.
"Em simultâneo, a região do Norte conheceu uma criação líquida de emprego, registando-se neste trimestre um crescimento da população empregada de 2,3% face ao período homólogo do ano anterior (cerca de mais 38 mil pessoas empregadas)", destaca o mesmo documento.
Registe-se, também, que no quarto trimestre de 2018 a incidência do desemprego de longa duração (superior a 1 ano) voltou a descer na região nortenha, fixando-se em 50,7% do total de desempregados, enquanto em situação de desemprego há mais de dois anos estavam 35,7% dos desempregados do Norte - "proporção que é a mais baixa dos últimos sete anos", sublinha o Norte Conjuntura.
(Notícia atualizada às 11:12)