Notícia
Emprego recua em Portugal no terceiro trimestre contrariando tendência europeia
Portugal está entre os países na União Europeia onde o emprego mais recuou no terceiro trimestre de 2015, sendo ultrapassado apenas pela Croácia. Todavia, a evolução foi positiva em termos homólogos.
O emprego recuou em Portugal no terceiro trimestre de 2015 comparativamente aos três meses anteriores, contrariando a tendência positiva da União Europeia e na Zona Euro. Em termos homólogos o emprego em Portugal cresceu, mas a menor ritmo do que na Europa, revelam os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.
O emprego em Portugal caiu 0,5% no terceiro trimestre de 2015 face ao trimestre anterior, enquanto este avançou 0,4% na União Europeia e 0,3% na Zona Euro.
No comparativo com o mesmo período do ano passado, o emprego em Portugal avançou 0,4% no terceiro trimestre, ao passo que o avanço foi de 1,1% tanto na União Europeia como na Zona Euro.
O Eurostat estima que "no terceiro trimestre de 2015, 229,8 milhões de homens e mulheres estivessem empregados na União Europeia, 15,1 milhões dos quais na Zona Euro", pode ler-se no comunicado.
Portugal esteve entre os países onde o emprego mais recuou no terceiro trimestre de 2015 face aos três meses anteriores (-0,5%), precedido pela Croácia (-0,6%) e seguido por Malta (-0,3%).
Entre os países onde o emprego mais avançou neste período encontram-se a Estónia (+2,1%), Hungria (+0,8%), Irlanda, Espanha, Luxemburgo e Reino Unido, nos quais o avanço foi de 0,6%.
(Notícia corrigida às 12:36)