Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zona euro com défice de 1,9 mil milhões de euros

A balança de transacções correntes da zona euro, apresentou em Setembro um défice de 1,9 mil milhões de euros (381 milhões de contos). Estes dados, avançados pelo Banco Central Europeu (BCE) traduzem...

25 de Novembro de 1999 às 12:50
  • ...
A balança de transacções correntes da zona euro, apresentou em Setembro um défice de 1,9 mil milhões de euros (381 milhões de contos). Estes dados, avançados pelo Banco Central Europeu (BCE) traduzem uma deterioração de 2,6 mil milhões de euros (521 milhões de contos) face ao período homólogo do ano anterior.

A balança de transacções correntes da zona euro, que contabiliza o valor das transacções de bens e serviços e das transferências ocorridas num determinado período de tempo entre os países pertencentes à União Europeia (UE) e o resto do mundo, registou um défice em Setembro deste ano superior em 2,6 mil milhões de euros (521 milhões de contos) em relação ao mesmo período do ano anterior, decorrente de um menor excedente da balança comercial em paralelo com maiores défices nas balanças de rendimentos e serviços.

Nos primeiros nove meses deste ano o excedente da balança de transacções correntes totalizou 34,5 mil milhões de euros (6,92 mil milhões de contos) um decréscimo de 11,6 mil milhões de euros (2,3 milhões de contos), ou seja, menos 25,2% do que o período homólogo do ano anterior.

O BCE assinala ainda, que apesar da recuperação da procura externa e das exportações da zona euro terem verificado um aumento de três mil milhões de euros (601 milhões contos), o excedente do comércio de bens diminuiu, devido ao aumento das importações, cujo volume sofreu um grande impacto com o acréscimo do preço do petróleo. A mesma instituição acrescentou que o ritmo da descida do excedente da balança comercial abrandou no terceiro trimestre deste ano, tendo também a balança de serviços descido cinco milhões de euros (mil milhões de contos) em relação aos três primeiros trimestres de 1998.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio