Notícia
Vítor Escária vai declarar no IRS 75.800 euros apreendidos
Advogado entende que retificação deverá afastar investigação por fraude fiscal.
O antigo chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, vai declarar para efeitos de apuramento de imposto sobre rendimentos os 75.800 apreendidos nas buscas realizadas ao gabinete do primeiro-ministro no âmbito da operação Influencer, a 9 de novembro.
A informação foi avançada pelo advogado de Escária, Tiago Rodrigues Bastos, em entrevista ao programa "Justiça Cega" da Rádio Observador.
Segundo o Observador, o advogado indicou que Vítor Escária "já declarou ao Fisco o valor que auferiu no ano fiscal de 2022", "retificando a sua declaração de IRS" num valor de 40 mil euros". Irá declarar outros 40 mil euros na declaração de IRS de 2023.
O jornal lembra que o economista indicou ter ganhado 80 mil euros em serviços de consultadoria, apesar de a soma encontrada nas buscas ter sido de apenas 75.800 euros.
Ao Observador, o advogado Tiago Rodrigues Bastos disse entender que a retificação da declaração de IRS de 2022 e a declaração do restante valor relativo a rendimentos de 2023 afastarão a investigação de crime de fraude fiscal.