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Vice-presidente brasileiro visita Portugal para promover negócios

O vice-presidente brasileiro, José Alencar, inicia amanhã uma visita oficial de cinco dias a Portugal com o principal objectivo de promover novos negócios e fomentar a facilitação das relações entre empresas portuguesas e brasileiras.

15 de Outubro de 2004 às 08:24
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O vice-presidente brasileiro, José Alencar, inicia amanhã uma visita oficial de cinco dias a Portugal com o principal objectivo de promover novos negócios e fomentar a facilitação das relações entre empresas portuguesas e brasileiras.

Após ter passado pela Rússia e Roménia, Alencar vem a Portugal numa viagem que assenta em três grandes áreas: "advocacia, turismo e investimentos", explicou ao Jornal de Negócios Norton Rapesta, chefe do Departamento de Promoção Comercial do Brasil no exterior. Quanto à primeira, vai lançar o "I Encontro Luso-Brasileiro de Escritórios de Advocacia".

Na comitiva composta de 120 pessoas que o acompanha, metade delas representam escritórios de advogados brasileiros. "Os advogados são muito importantes no esclarecimento das legislações e na realização dos investimentos" entre os dois países, explicou ao Jornal de Negócios, Jacinto Rego de Almeida, conselheiro económico da Embaixada de Portugal no Brasil para justificar a importância do tema.

Escritórios como o português Simmons & Simmons de Pedro Rebelo de Sousa ou o brasileiro Pinheiro Neto Advogados são alguns dos intervenientes nos negócios luso-brasileiros.

Alencar vai ainda participar num "workshop" sobre "Oportunidades de Investimentos Europeus no Sector Turístico Brasileiro". Das cerca de 400 empresas portuguesas no Brasil, muitas delas apostam no turismo como o grupo Pestana que já investiu 60 milhões de euros no Brasil onde conta com sete unidades hoteleiras, Vila Galé ou a agência de viagens Abreu.

A presença de turistas no Brasil ainda é tímida face a outros destinos mundiais como Portugal que, tem em média, por ano, o dobro dos visitantes do Brasil ainda que seja cerca de 90 vezes menor que o "país irmão". Os investimentos portugueses podem ser um factor dinamizador desta área no Brasil, assim acredita Alencar.

Cobra cria pólo tecnológico

O vice-presidente do governo Lula da Silva vai ainda fazer parte do seminário "Portugal: uma Plataforma para Negócios Brasileiros na União Europeia. As fabricantes brasileiras de medicamentos genéricos Medley e EMS e a Cachaça 51 vêem Portugal como uma porta de entrada para a Europa. O investimento brasileiro em Portugal ainda é reduzido.

No ano passado, investiram 117 milhões de euros no nosso país, mas o Governo brasileiro identificou 30 áreas com potencial para realização de negócios pela missão empresarial como a açúcar de cana, bebidas alcoólicas, equipamento médico-hospitalar, papel e celulose, sumos de frutas e couros. Depois das fábricas de carroçaria Marcopolo ou da Weg de motores eléctricos, a Cobra Tecnologia vai protagonizar um dos importantes investimentos brasileiros em Portugal.

O objectivo é criar um centro tecnológico em Ponte de Lima com investimento de 160 milhões de euros previsto arrancar em 2005, que deverá ser formalizado nesta viagem. Alencar inaugura ainda uma nova agência do Banco do Brasil em Cascais, que faz parte de seis novas que vão se inauguradas em Portugal.

* Correspondente no Brasil

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