Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Gaspar: Notícias de derrapagem no défice "não têm qualquer fundamento"

O ministro das Finanças afirmou no Parlamento que continua a apontar para um défice orçamental de 6% sem medidas extraordinárias.

15 de Novembro de 2012 às 16:30
  • ...
Vítor Gaspar garantiu hoje no Parlamento que espera fechar o ano com o défice orçamental acordado com a troika em Setembro, isto é, de 6% do PIB excluindo as receitas extraordinárias – e 5% caso se considerem as receitas extraordinárias como várias concessões.

O deputado socialista João Galamba citou “notícias de jornal”, aludindo à informação avançada esta semana pela "Diário Económico" de que o défice orçamental até Setembro derrapou, podendo ter chegado a 9% do PIB, e pediu a Vítor Gaspar que esclarecesse o valor do défice para este ano, pois “estas notícias retiram qualquer credibilidade à sua política e lançam o pânico nos agentes económicos”, defendeu.

O ministro negou peremptoriamente esse cenário e desaconselhou o deputado a basear-se em notícias de jornal. “As notícias de jornal não têm qualquer fundamento, não têm qualquer base”, afirmou Vítor Gaspar, garantindo que o que está definido é que “o défice orçamental de 2012 tem um limite de 5% do produto e a esse valor corresponde um défice estrutural de cerca de 6% do PIB”.

O objectivo de 5% do PIB para 2012 sem medidas extraordinárias foi acordado com a troika em Setembro perante a forte derrapagem no encaixe com a receita, uma realidade que sendo visível e noticia ao longo de meses em vários órgãos de comunicação social foi negada sistematicamente pelo Governo.

A equipa das Finanças está no Parlamento a defender a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano perante a Comissão de Orçamento e Finanças e Administração Pública.

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estados austeridade economia Finanças Públicas défice
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio