Notícia
Vendas de carros novos na Europa descem 0,7% em 2005
As vendas de carros novos caíram 0,7% em 2005 na Europa, com a Peugeot Citroen e a Renault a liderarem as descidas, depois de terem lançado modelos de carros mais pequenos, sem conseguirem a atrair clientes.
As vendas de carros novos caíram 0,7% em 2005 na Europa, com a Peugeot Citroen e a Renault a liderarem as descidas, depois de terem lançado modelos de carros mais pequenos, sem conseguirem a atrair clientes.
Foram vendidos 15,2 milhões de carros novos no ano passado, segundo os dados divulgados pela Associação de Fabricantes Automóveis Europeia, citada pela Bloomberg. A procura de veículos desceu 3,9% para os 1,07 milhões em Dezembro.
Os novos modelos produzidos pela Peugeot e pela Renault têm o objectivo de competir com a Volkswagen, que renovou a sua frota, bem como com os fabricantes asiáticos que também lançaram novos modelos.
As vendas da Peugeot desceram 2,9% para os 2,06 milhões de unidades em 2005, o que inclui uma queda superior a 4% registada no último mês do ano transacto. A quota de mercado da marca desceu para 13,5%.
A Volkswagen detém uma quota de mercado de 19,3%, e, em simultâneo com a BMW, aumentou as vendas no ano passado. Estas [Volkswagen e BMW] foram as únicas grandes marcas europeias a observar um aumento das vendas no período em análise.
A Renault anunciou no início de Janeiro que o crescimento das suas vendas abrandou, tendo registado mesmo uma queda de 5,2% para os 1,49 milhões de veículos. Só em Dezembro a marca francesa verificou uma descida de 6,6% nas vendas.
As vendas da Fiat caíram 12,4% e a Ford registou uma queda de 3,4% nas vendas em 2005. A DaimlerChrysler viu as suas vendas descerem 0,9% no ano passado e a General Motors, a maior fabricante automóvel do mundo, observou uma diminuição de 0,7% nas vendas na Europa durante 2005.