Notícia
Vendas a retalho da Zona Euro sobem 0,1% em Dezembro
As vendas a retalho da Zona Euro subiram 0,1% em Dezembro, face ao mês anterior, depois de terem aumentado 0,3% em Novembro, anunciou hoje o Eurostat, o departamento de estatísticas da União Europeia (UE).
As vendas dos retalhistas registaram uma progressão de 1,7% face a Dezembro de 1999. No conjunto dos quinze países membros da UE, as vendas aumentaram 0,3% em termos mensais e cresceram 2,5% face ao período homólogo.
Os bens de consumo doméstico foram responsáveis por uma descida de 0,3% em Dezembro, na zona da moeda única, enquanto as vendas de bebidas e tabaco recuaram 0,2% e o segmento do vestuário e calçado apresentou uma subida de 0,2%.
As vendas a retalho foram prejudicadas pela subida dos preços da energia ao longo do último ano, impulsionados pela valorização da cotação do petróleo, que ajudou a provocar um aumento das pressões inflacionistas na Zona Euro.
Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a sua principal taxa de juro, ou REFI, inalterada nos 4,75%, com a autoridade monetária a afirmar que os perigos de novos aumentos dos preços na Zona Euro ainda não estão afastados.
Os números hoje divulgados pelo Eurostat não incluem os dados relativos a Portugal, França, Luxemburgo e Áustria, bem como da Grécia, que só passou a fazer parte da Zona Euro a 1 de Janeiro do corrente ano.